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Sincronia necessária — É natural ouvir
associado ao tema BIM o termo IPD (do
inglês Integrated Project Delivery, ou “entrega
integrada de projeto”). Estes pontos levam à
conclusão de que é fundamental a participa-
ção dos líderes, pois não dá para fazer BIM
com o framework (estrutura empresarial) e
expectativas antigas. A sincronia fica difícil.
Agregadas a estes obstáculos há ques-
tões de compreensão, uma lacuna de enten-
dimento que a alta direção das empresas
tem sobre o tema. O BIM não é tecnologia, Grupo Saint-Gobain realiza a aquisição da
é processo, é uma nova maneira de vender,
abre possibilidades de novos produtos e fabricante de colas e adesivos Tekbond
serviços e pode ser uma saída para épocas
de crise como a que estamos vivendo. Reforçando a presença no mercado brasi- Presença mundial — O Grupo Saint-
Equívocos — São três os erros clássicos leiro, o Grupo Saint-Gobain anunciou em Gobain projeta, fabrica e distribui mate-
que notamos neste sentido. O primeiro é julho último a aquisição da Tekbond, es- riais e soluções para os mais diferentes
achar que o projeto apenas por ser em BIM pecializada na produção e na importação segmentos e seus produtos podem ser
será melhor que o tradicional e, por isso, se de produtos adesivos, colas instantâneas, encontrados praticamente em todos os
investe na tecnologia e no treinamento — e selantes, travas químicas, silicones, lugares: edifícios, transportes, infraestru-
sem se preocupar com os demais aspectos, entre outros itens, para o segmento de tura e em muitas aplicações industriais.
inicia-se um piloto. Geralmente o resultado construção civil, industrial, artesanato, Registrando em 2016 vendas de
é frustrante, pois o modelo é tão bom quan- moveleiro, automotivo e de consumo. 39,1 bilhões de euros, o Grupo opera
to a informação que ele contém, assim as Em seu comunicado, o Grupo informou em 68 países e conta com mais de
falhas de processo e fluxo não são corrigi- que as linhas de produtos Tekbond serão 170.000 funcionários.
das e apenas ficam mais evidenciadas. integradas à atividade de Materiais de No Brasil, a Saint-Gobain atua há
Depois, ainda nesta linha aparecem as Alta Performance. 80 anos com um portfólio diversificado
demandas de BIM que acontecem de forma Em 2017, somente no segmento de de marcas como Brasilit, Isover, Norton,
genérica. Fazer em BIM sem um escopo, abrasivos e selantes, esta é a segunda PAM, Placo, Sekurit, Telhanorte e Weber
um objetivo e um plano, é fracasso na certa. operação realizada pelo Grupo Saint- Quartzolit. Cerca de 17 mil funcionários
O fracasso não é culpa da tecnologia, não Gobain. Em fevereiro, foi anunciada a diretos e indiretos trabalham no País, co-
está relacionado à falta de treinamento ou compra da Adespec. Vale lembrar que, laborando com vendas anuais de R$8,4
incapacidade da equipe. Nestes casos é neste ano, o Grupo realizou três aquisi- bilhões (segundo levantamento realiza-
simplesmente falta de estratégia. ções, considerando outros segmentos, do em 2016). A estrutura da subsidiária
Completando a tríade da incompreensão confirmando a estratégia de ampliar seus brasileira conta com 57 fábricas, 43
sobre BIM, a demanda ocorre tardiamente, ativos industriais no Brasil. centros de distribuição, 10 mineradoras,
ou seja, o projeto nasce da forma tradicional, O comunicado do Grupo ressalta que, 70 lojas, 23 escritórios comerciais e um
apresenta vícios e problemas e alguém re- com marcas voltadas para a indústria e centro de pesquisa e desenvolvimento.
solve migrá-lo para BIM com a esperança de também para o consumidor final, a Tekbond Entre as inúmeras marcas comer-
que esta migração será simples e resolverá é a segunda maior empresa no segmento cializadas pela Tekbond estão a Araldite
os problemas de forma mágica. de adesivos no País, e que o portfolio ad- (distribuição oficial no Brasil desta
Colocado os pontos acima, conclui-se que quirido é complementar ao da Saint-Gobain, resina epóxi da Huntsman) para uso
uma das principais causas de problema nas colaborando com a oferta de soluções em profissional e em artesanato, adesivos
iniciativas BIM e o que poderia alavancá-las de segmentos de forte atuação da empresa. anti-impacto, silicones, fitas adesivas,
forma exponencial é o entendimento por parte “Somada às outras seis operações poliuretano, primers e ativadores, ade-
dos diretores e presidentes das empresas sobre realizadas desde 2016, esta aquisição sivos acrílicos e outros itens.
o tema. Por incrível que pareça estes é que vai ao encontro da estratégia da empre-
ficaram para trás. Suas equipes já estão prepa- sa em continuar investindo e apostando
radas, os fornecedores a postos e até o governo no mercado brasileiro”, afirma Thierry
já se mobilizando para montar um framework Fournier, presidente da Saint-Gobain
adequado. O que falta é o nível estratégico fazer para o Brasil, Argentina e Chile, .
a sua parte para deixar o sistema BIM injetar A operação aguarda ainda aprovação
a produtividade, a transparência e a produtivi- do Conselho Administrativo de Defesa
dade que estamos precisando no momento. Econômica (Cade).
CONTRAMARCO & COMPANHIA 77