Page 36 - ED_127
P. 36

fala, professor!

                                                                             por meio de indicadores de desempenho
                                 Prof. MSc. Alexandre Araujo o               fi nanceiros e não fi nanceiros. O principal
                                                                             objetivo deste método é o alinhamento
                                                                             do planejamento estratégico com as
              Sugestões e dúvidas para esta seção da revista                 ações operacionais da empresa.
              podem ser encaminhadas diretamente pelo e-mail:                   O BSC traduz a missão e as estraté-
              alexandre.araujo@canaldoserralheiro.com.br                     gias em objetivos, metas, indicadores e
              ou redacao@contramarco.com.br
                                                                             ações — todos organizados segundo as
                                                                             perspectivas: fi nanceiro, clientes, proces-
                                                                             sos internos, aprendizado e crescimento.
                              Fique de olho                                  Ou seja, cada uma das perspectivas terá
                                                                             objetivos associados a uma meta com
                                                                             indicador de desempenho e ação.
                                                                                A metodologia do BSC foi desen-
                              Aprenda como usar o Balanced                   volvida em 1992 pelos professores
                              Scorecard em uma serralheria                   da Harvard Business School, Robert
                                                                             Kaplan e David Norton, e consegue
                                                                             por meio de seus indicadores de desem-
                ico imaginando como seria dirigir   a saúde fi nanceira; a relação e a confi ança,   penho, complementar o planejamento
                um automóvel sem marcador de   tanto com os clientes como com os   das organizações e alinhar a missão, a
                combustível para alertar o moto-  fornecedores; a valorização dos colabora-  estratégia com o conjunto de ações que
            rista... Ou então, sem lanternas e faróis   dores; e todo o processo organizacional.   a empresa cria. Os indicadores estabe-
            para sinalizar em que direção o carro   Observando essa carência de co-  lecem uma relação de causa e efeito em
            está indo. Sem dúvida alguma, ninguém   nhecimento nos gestores, decidi ensinar   todos os setores da empresa e servem
            conseguiria chegar a lugar nenhum sem   o passo a passo para usar o Balanced   como apoio para uma avaliação das
            imprevistos e com segurança, até mesmo   Scorecard (BSC, indicadores equilibrados,   estratégias empresariais.
            um excelente motorista. Contudo, não   em tradução livre). Esse ensinamento faz   Defi nição de missão do negócio —
            se espante se um exemplo parecido com   parte da metodologia que utilizo nas em-  A missão faz parte do pensamento estra-
            este for encontrado em uma empresa que   presas em que realizo consultorias de pla-  tégico do gestor e os stakeholders (pessoas
            não tenha um planejamento estratégico   nejamento estratégico. Também utilizei o   interessadas ou envolvidas em uma orga-
            com indicadores de desempenho.   BSC em minha tese de mestrado “Gestão   nização) devem entender claramente essa
               Outra verdade é que uma boa gestão   empresarial nas indústrias de esquadrias com   missão. Ela resume o que a organização
            não pode ser medida apenas pelos re-  base nas perspectivas do Balanced Scorecard”.  pretende fazer, é a sua razão de ser.
            sultados imediatos, mas sim por todo o   O que é — O  Balanced Scorecard   Uma boa declaração de missão
            processo e o desempenho de todos os se-  (BSC) é um método gerencial que ajuda   deve responder a quatro perguntas
            tores. Deve-se levar em conta como anda   o empresário a gerenciar o seu negócio   básicas: (1) o que ela se propõe a fazer;
                                                                             (2) como ela vai fazer; (3) onde vai fazer;
                                                                             (4) para quem vai fazer.
                                                                                Por exemplo, a missão de uma in-
                                                                             dústria de esquadrias de alumínio ficaria
                                                                             assim: “Fornecer esquadrias de alumínio
                                                                             com qualidade superior e alto valor percebido
                                                                             para residências de alto padrão do estado de
                                                                             São Paulo, por meio de tecnologias modernas
                                                                             e elevada qualificação das pessoas, gerando
                                                                             valor para os nossos clientes, sócios, parceiros,
                                                                             colaboradores e sociedade”.
                                                                                Neste exemplo pode-se perceber
                                                                             como esta declaração de missão res-
                                                                             pondeu às quatro perguntas básicas,
                                                                             resumindo a missão da empresa e
                                                                             deixando claro, para todos, o que a
                                                                             empresa pretende fazer.


            36  CONTRAMARCO & COMPANHIA
   31   32   33   34   35   36   37   38   39   40   41