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Internos: “Para alcançar nossa estratégia, e
                                                                             cumprirmos nossa missão, quais processos deve-
                                                                             mos ter, mudar ou melhorar?”; Perspectiva
                                                                             de Aprendizado e Crescimento: “Para
                                                                             alcançar nossa estratégia, e cumprirmos nossa
                                                                             missão, que novos conhecimentos, competências
                                                                             e recursos (pessoas, infraestrutura e tecnologia)
                                                                             precisamos ter, mudar ou melhorar?”.
                                                                             •  Passo 2: Agora, deve-se criar o Mapa
                                                                             Estratégico que faz parte da metodo-
                                                                             logia do Balanced Scorecard (ver imagem).
                                                                             Juntos, o Mapa Estratégico e o BSC
                                                                             fornecem uma visão integrada da estra-
                                                                             tégia nas quatro perspectivas, facilitando
                                                                             a comunicação entre pessoas e setores.
                                                                             Em nosso exemplo foi definido apenas
                                                                             um objetivo para cada perspectiva, po-
                                                                             rém os Mapas Estratégicos costumam
                                                                             ter mais objetivos detalhados.
                                                                             •  Passo 3: Após criar o Mapa Estra-
                                                                             tégico, é hora de aplicar o BSC por
               Entendendo as 4 perspectivas —   Passo a passo — Vamos aplicar   completo, que consiste em agrupar os
            A missão da empresa precisa ser tra-  o  Balanced Scorecard (BSC) em uma   quatro elementos básicos dentro de
            duzida em objetivos e medidas que   empresa imaginária de serralheria, cuja   cada perspectiva. São eles: (1) objetivos:
            reflitam os interesses e as expectativas   estratégia (visão) desta empresa é:   listar os mesmos utilizados no Mapa
            de seus principais stakeholders e que pos-  Produzir esquadrias de alto padrão.   Estratégico; (2) indicadores de desempe-
            sam ser alinhadas em quatro perspec-  •  Passo 1: Para saber quais objetivos   nho: usar pelo menos um indicador
            tivas diferentes, que são: (1) Perspectiva   devem estar relacionados em cada   para cada objetivo; (3)  metas claras:
            Financeira: são os objetivos ligados aos   perspectiva pode-se fazer perguntas que   determinar uma meta para cada indi-
            resultados financeiros; (2) Perspectiva dos   ajudem nesta escolha, como por exem-  cador, com valores e prazos definidos;
            Clientes: são os objetivos pertinentes à   plo:  Perspectiva Financeira:  “Para   (4) ações para atingir os objetivos: pode-se
            necessidade e à satisfação dos clientes;   alcançarmos nossa estratégia, e cumprirmos   usar quantas ações desejar, porém em
            (3) Perspectiva dos Processos Internos: são   nossa missão, quais resultados financeiros deve-  outra planilha deve-se detalhar cada
            os objetivos relacionados à eficiência   mos atingir?”; Perspectiva dos Clientes:   ação utilizando a metodologia conhe-
            de processos; (4) Perspectiva de Apren-  “Para alcançar nossa estratégia, e cumprirmos   cida pela sigla 5W2H (o que, como,
            dizado e Crescimento: são os objetivos   nossa missão, que necessidades e valor perce-  onde, quando, por que, quem e quan-
            relacionados à mudança ou melhoria   bido devemos satisfazer e gerar para nossos   to) para melhor planejamento.
            de pessoas, infraestrutura e tecnologia.   clientes?”; Perspectiva dos Processos   Qualquer empresário sonha em um
                                                                             dia ter uma gestão de excelência em
                                                                             sua empresa, uma situação financeira
                                                                             estável, clientes satisfeitos, produtos de
                                                                             qualidade e pessoas motivadas e capaci-
                                                                             tadas, e o mais importante, poder tirar
                                                                             as tão sonhadas férias!
                                                                                Mas para que este sonho aconteça
                                                                             é necessário que crie um pensamento,
                                                                             em si mesmo e nos colaboradores, de
                                                                             busca por melhorias e aperfeiçoamento,
                                                                             pois somente desta forma a empresa
                                                                             conseguirá se destacar no mercado e
                                                                             expandir, e consequentemente, ter uma
                                                                             excelência empresarial.
                                                                                Pense nisso e até a próxima!


                                                                               CONTRAMARCO & COMPANHIA             37
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