Page 37 - ED_127
P. 37
Internos: “Para alcançar nossa estratégia, e
cumprirmos nossa missão, quais processos deve-
mos ter, mudar ou melhorar?”; Perspectiva
de Aprendizado e Crescimento: “Para
alcançar nossa estratégia, e cumprirmos nossa
missão, que novos conhecimentos, competências
e recursos (pessoas, infraestrutura e tecnologia)
precisamos ter, mudar ou melhorar?”.
• Passo 2: Agora, deve-se criar o Mapa
Estratégico que faz parte da metodo-
logia do Balanced Scorecard (ver imagem).
Juntos, o Mapa Estratégico e o BSC
fornecem uma visão integrada da estra-
tégia nas quatro perspectivas, facilitando
a comunicação entre pessoas e setores.
Em nosso exemplo foi definido apenas
um objetivo para cada perspectiva, po-
rém os Mapas Estratégicos costumam
ter mais objetivos detalhados.
• Passo 3: Após criar o Mapa Estra-
tégico, é hora de aplicar o BSC por
Entendendo as 4 perspectivas — Passo a passo — Vamos aplicar completo, que consiste em agrupar os
A missão da empresa precisa ser tra- o Balanced Scorecard (BSC) em uma quatro elementos básicos dentro de
duzida em objetivos e medidas que empresa imaginária de serralheria, cuja cada perspectiva. São eles: (1) objetivos:
reflitam os interesses e as expectativas estratégia (visão) desta empresa é: listar os mesmos utilizados no Mapa
de seus principais stakeholders e que pos- Produzir esquadrias de alto padrão. Estratégico; (2) indicadores de desempe-
sam ser alinhadas em quatro perspec- • Passo 1: Para saber quais objetivos nho: usar pelo menos um indicador
tivas diferentes, que são: (1) Perspectiva devem estar relacionados em cada para cada objetivo; (3) metas claras:
Financeira: são os objetivos ligados aos perspectiva pode-se fazer perguntas que determinar uma meta para cada indi-
resultados financeiros; (2) Perspectiva dos ajudem nesta escolha, como por exem- cador, com valores e prazos definidos;
Clientes: são os objetivos pertinentes à plo: Perspectiva Financeira: “Para (4) ações para atingir os objetivos: pode-se
necessidade e à satisfação dos clientes; alcançarmos nossa estratégia, e cumprirmos usar quantas ações desejar, porém em
(3) Perspectiva dos Processos Internos: são nossa missão, quais resultados financeiros deve- outra planilha deve-se detalhar cada
os objetivos relacionados à eficiência mos atingir?”; Perspectiva dos Clientes: ação utilizando a metodologia conhe-
de processos; (4) Perspectiva de Apren- “Para alcançar nossa estratégia, e cumprirmos cida pela sigla 5W2H (o que, como,
dizado e Crescimento: são os objetivos nossa missão, que necessidades e valor perce- onde, quando, por que, quem e quan-
relacionados à mudança ou melhoria bido devemos satisfazer e gerar para nossos to) para melhor planejamento.
de pessoas, infraestrutura e tecnologia. clientes?”; Perspectiva dos Processos Qualquer empresário sonha em um
dia ter uma gestão de excelência em
sua empresa, uma situação financeira
estável, clientes satisfeitos, produtos de
qualidade e pessoas motivadas e capaci-
tadas, e o mais importante, poder tirar
as tão sonhadas férias!
Mas para que este sonho aconteça
é necessário que crie um pensamento,
em si mesmo e nos colaboradores, de
busca por melhorias e aperfeiçoamento,
pois somente desta forma a empresa
conseguirá se destacar no mercado e
expandir, e consequentemente, ter uma
excelência empresarial.
Pense nisso e até a próxima!
CONTRAMARCO & COMPANHIA 37